quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Senso Crítico: você ainda vai ter o seu.

É isso aí, meninos e meninas, vamos falar sério hoje...

Mas senso crítico, que é isso?
Em resumo, senso crítico é o olhar que você tem sobre as situações do cotidiano que lhe são apresentadas pela sociedade... você pode trocar a “sociedade” por:


seus pais
amigos
igreja
clube
escola
provedor banda larga
operadora de celular
novela
banda favorita
filme sensação da temporada
livro “febre” do ano

A todo momento somos bombardeados por ideias e sugestões e, por que não dizer, imposições que requerem de nós um exercício simples: R-A-C-I-O-C-Í-N-I-O. É isso mesmo...exercício de pensar... e é através da análise, do pensar sobre que podemos chegar a um parecer sobre este ou aquele assunto; se é bom ou apenas parece ser... se vale a pena abraçar a causa “X” ou rejeitá-la.

Todos nós já ouvimos em algum momento alguém falar a respeito de outra: “Fulano, é muito chato, critica tudo o que eu faço!”. O ser crítico neste caso tem o significado de ser reclamão, implicante... o meigo jeitinho de ser de quem não está satisfeito com o proceder do outro...vamos concordar que existem pessoas assim, chatinhas, que não sabem encorajar as iniciativas alheias. É triste mas a gente vê muito disso por aí.

Ser crítico também é ser chato mas de uma outra forma. Quando você pergunta o porque disso ou daquilo, quando questiona algo porque realmente tem interesse ou, se não tem, quer saber pra poder ficar ligado e não ser enrolado, para que quando pedirem sua opinião você não precise fazer “cara de paisagem”. Quando você pergunta e pensa no que foi dito você tem meios para elaborar suas próprias opiniões e desta forma estará formando seu senso crítico, sua capacidade de compreender o mundo que te cerca e com mais prática você vai ler também nas entrelinhas, isto é, aquilo que não estão te dizendo... vai ser mais “espertin”.

O mundo moderno faz de tudo para que abdiquemos de nosso senso crítico. Aliás, cada vez mais somos encorajados a não pensar, somente desejar, comprar, consumir.... vamos ACORDÁ, GALERA! Cabeça não é só pra usar boné ou arquinho com strass...

Chamem o Tico e o Teco! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário